sexta-feira, 6 de maio de 2016

O CRISTÃO A EUTANÁSIA E O SUICÍDIO (PARTE II)

INTRODUÇÃO

Ao abordarmos este tema , controverso e pouco discutido, temos consciência da dificuldade de tratamento do mesmo , tenta-mos fazer o melhor para que possamos todos ficar mais esclarecidos sobre este assunto .
Seremos polêmicos já que faremos a abordagem do tema com a observação do Homem na sua tríplice realidade, física, psíquica e espiritual.
A eutanásia não é um problema novo, nem recente, já que a mesma tem sido praticada desde a antigüidade mas, continua a ser um problema chocante no limiar do Séc. XXI , por todas as interrogações que se levantam quer no plano ético , moral e jurídico , e quanto mais se clama pelos " DIREITOS DO HOMEM " e pelo " DIREITO À VIDA " , paralelamente " intelectuais " e organizações fazem todos os esforços para a institucionalizar no Planeta , com " êxito " em alguns Países .
O V Mandamento da Lei do Criador , contida no Decálogo, é bem explicito : NÃO MATARÁS.
Os que crêem num Deus pessoal que não só criou o Homem mas que ama cada Homem e prometeu para cada um destino eterno de felicidade. Sendo crente ou não, e afetando a todos, a eutanásia implica matar um Ser querido por Deus que vela sobre a vida e a morte sendo pecado que atente contra o Homem, e por isso contra Deus que o criou, e é ofendido por tudo o que ofende o Ser Humano. Por essa razão Deus ordenou: «Não matarás» (Mateus 5:21:22), sendo um ato injustificado contra a dignidade humana e contra um filho de Deus, este que nos tirou do nada, porque nós por si só não subsistimos. Temos um Ser, porém o Ser não existe por si mas pelo Ser no qual teve princípio.
Consentir apressar a pena de morte seria proclamar que a força regeneradora contida na Graça de Deus, é falível, e que a cura da alma através da Palavra de Deus é uma incógnita. Isto é verdade para o animal, porém falso para o Homem, para qual tem toda a dignidade e valor.

I - O CRISTAO E A EUTANASIA

A palavra eutanásia foi criada no século XVII, pelo filósofo inglês Francis Bacon. Na sua etimologia estão duas palavras gregas eu, que significa bem, e thanasia equivalente a morte. Em sentido literal, eutanásia significa "boa morte", "morte apropriada", "morte tranqüila". O seu antônimo é distanásia, definida como morte lenta, ansiosa e com muito sofrimento.
Hodiernamente, o termo eutanásia passou a designar a morte deliberadamente causada a uma pessoa que sofre de enfermidade incurável ou muito penosa, para suprimir a agonia demasiado longa e dolorosa, o chamado paciente terminal. O seu sentido ampliou-se passando a abranger o suicídio, a ajuda a bem morrer, o homicídio piedoso etc.
Define-se Eutanásia , como uma teoria segundo a qual seria lícito apressar a morte dos doentes incuráveis , para lhes evitar o sofrimento da agonia . ( Dicionário Enciclopédico luso-brasileiro Mello Universal).
Deve-se considerar-se três tipos de eutanásia :
EUTANÁSIA ATIVA
EUTANÁSIA PASSIVA
EUTANÁSIA EUGÉNICA 

Eutanásia ativa , caracteriza-se pela preparação antecipada da morte de uma pessoa para a libertar de sofrimentos considerados inúteis , dado que a sua vida se encontra num ponto terminal e irreversível, enquanto que a passiva caracteriza-se pela interrupção dos cuidados médicos e/ou farmacológicos ao doente , a fim de que a sua vida seja abreviada por si mesmo , sem se tentar por todos os meios mantê-lo vivo. Já a eugênica , caracteriza-se pela supressão à nascença dos deficientes físicos e " anormais " , praticada na antigüidade por certos povos , assim como , de extratos de população por conceitos denominados de " pureza de raça " .
Considerando o principio bíblico, todas as formas de eutanásia agridem a Palavra de Deus, pois só a Deus é dado o direito de tirar a vida, uma vez que a proposta da lição é confrontar a Ética de cristo com a Ética dos homens. Eugênica deriva de eugenir , que se define como uma Ciência Social , cujas bases foram formuladas por Francis Galton ( Inglês 1822-1911) , com o fim de, por seleção e cultura, aperfeiçoar o ser humano, garantindo-lhe a integridade física e moral . A eutanásia é assim produto de valores predominantes numa sociedade em que impera o egoísmo, a falta de solidariedade, o desprezo da família e o economicismo materialista.

O POSICIONAMENTO BIBLICO

O rei Saul, gravemente ferido na guerra com os Filisteus, pediu ao amalequita que o matasse para não sofrer e, ao mesmo tempo , não cair nas mãos inimigas. Este movido de compaixão, praticou a primeira eutanásia conhecida na história .
Decorridos centenas de anos após o primeiro relato de eutanásia, em que se desencadearam disputas ideológicas e lutas sociais, por forma a proporcionar progresso e bem estar para as populações, onde a Saúde e a Assistência Social a par de outros vectores essenciais à vida terrena foram pilares dessas reivindicações, vemos organizações e pessoas dos mais diversos ramos do saber, efetuarem uma luta incessante pela institucionalização da eutanásia, pois ao longo da historia da sociedade humana foram praticadas pelos gregos, romanos, alemães, pelos índios brasileiros e por muitos outro povos, e ainda hoje existe organizações que defendem a eutanásia como uma opção do ser humano.
O Congresso Mundial de Associados a Favor da Eutanásia, realizado na França, com o apoio de médicos, sociólogos e políticos, dos principais países europeus. Lutam pela legalização das eutanásias ativa e passiva. Representantes da Associação Francesa, sugerem que seja criado o "Testamento Biológico", declaração na qual cada pessoa deixaria expresso o seu desejo de submeter-se à eutanásia.
O materialismo induz os povos a que felicidade apenas se encontra nos gozos terrenos, leva ao suicídio. A eutanásia é uma outra forma para fugir a um sofrimento desconhecendo as leis de Deus. Mas será impossível alguém compreender que todos estes aspectos diluem a crença da existência de uma Alma. O Homem não tem o direito de pratica a eutanásia. A agonia prolongada pode ter finalidade preciosa para a alma, como a única valia para as imperfeições do espírito. Pode o Homem dispor de todos os outros bens…mas não pode dispor da vida humana quer da sua quer dos outros da qual só Deus é senhor. Em I Sm 2:6, temos de forma explicita o posicionamento de Deus a este respeito, pois deve-se considerar a soberania do criador de todas as coisas, e ainda, se a doença terminal ou eugenica do indivíduo não ira se tornar uma forma de Deus mostrar a humanidade seu poder de cura, pois ainda hoje temos de forma consistente a não de Deus operando. É precioso que em casos coo este se exercite a fé Hb 11:1,2, pois sem ela é impossível agradar a Deus. Tg 5:15,16, nos da base bíblica para podermos demonstrar o verdadeiro exercício da vida crista em sua plenitude, pois se há alguém entre vos doentes chame os presbíteros da Igreja, e a oração da fé sarara o doente
É inadmissível a morte de Seres Humanos para que não sejam um peso para os familiares ou para melhorar as condições econômicas da coletividade. Isto é uma manifestação de totalitarismo, ou seja, o sacrifício do indivíduo em favor da coletividade como foi o caso do regime nazista em que se eliminava os inúteis por razões socio-económicas.
· Para que não exista a eutanásia numa sociedade é necessário que tal sociedade cultive os seguintes valores:
1. Que a morte não seja tratada como um tabu mas um fato natural da vida de Ser Humano.
2. Que não se atribua a ninguém o direito de decidir sobre o direito à vida de Seres Humanos incapacitados pelo seu estado de saúde.
3. Que a família seja um elemento da sociedade onde se acolhe e se cuida dos membros na saúde e na doença e não se abandone os parentes numa instituição como por exemplo os lares para idosos e nos hospitais.
4. Que surjam iniciativas sociais de apoio aos doentes terminais de modo a assisti-los convenientemente no tempo de vida que lhes reste.(Ricardo Rodrigues)
O juramento de Hipócrates é um ato simbólico que porém encontra um caracter vinculativo no código deontológico médico. Este no seu artigo 47º/1 referindo que o médico deve guardar respeito pela vida humana desde o seu início, considerando o n.º 2 do mesmo artigo falta deontológica grave o aborto e a eutanásia.
O art. 37/2 referente à recusa de continuidade do tratamento dispõe que a incurabilidade da doença não justifica o abandono do doente.

A Declaração Universal dos Direitos do Homem, por sua vez estatui no seu :

Artigo 3º Todo o indivíduo tem direito à vida à liberdade e à segurança pessoal .
Artigo 24º n º . 1 A vida humana é inviolável .
Artigo 25º n º . 1 A integridade moral e física das pessoas é inviolável .

Anteprojeto da Parte Especial do Código Penal, lemos o seguinte:

Eutanásia ativa - Artigos 133 º e 134 º ;

- Art.133 º ( Homicídio privilegiado )
Quem matar outra pessoa dominado por compreensível emoção violenta , compaixão , desespero ou motivo de relevante valor social ou moral , que diminuam sensivelmente a sua culpa , é punido com pena de prisão de 1 a 5 anos .

- Art. 134 º ( Homicídio a pedido da vitima )
1. Quem matar outra pessoa determinado por pedido sério , instante e expresso que ela lhe tenha feito é punido com pena de prisão até 3 anos .
2. A tentativa é punível .

Eutanásia passiva - Artigo 138 º ;

- Art.138 º ( Exposição ou abandono )
1. Quem colocar em perigo a vida de outra pessoa :
a ) expondo-a em lugar que a sujeite a uma situação de que ela , só por si , não possa defender-se , ou
b ) abandonando-a sem defesa , em razão de idade , deficiência física ou doença , sempre que ao agente coubesse o dever de a guardar , vigiar ou assistir, é punido com pena de prisão de 1 a 5 anos .
Se o fato for praticado por ascendente ou descendente , adoptante ou adoptado da vítima , o agente é punido com pena de prisão de 2 a 5 anos .
Se do fato resultar :
a ) Ofensa à integridade física grave , o agente é punido com pena de prisão de 2 a 8 anos ;
b ) A morte ; o agente é punido com pena de prisão de 3 a 10 anos .

Eutanásia eugênica - Artigo 132 º ;

- Art. 132 º ( Homicídio qualificado )
1. Se a morte for produzida em circunstancias que revelem especial censurabilidade ou perversidade , o agente é punido com pena de prisão de 12 a 25 anos .

II – O CRISTAO E O SUICIDIO 

Uma vez que nós não nos criamos, não somos donos de nossos corpos, que nos foram confiados para que sejam cuidados, alimentados e protegidos por nós. Deus é o dono e o doador da vida e esses direitos, o de dar e o de tirar a vida, não podem ser violados. A tentativa de assassinato é considerado um crime segundo Cristo Jesus.
O suicídio é considerado um dos pecados mais graves, equiparado ao homicídio ou até mesmo pior, porque enquanto a pessoa vive Deus lhe dá a possibilidade de retocar seus erros por mais graves que tenham sido; porém, ao cometer um erro que a tira deste mundo, não tem como corrigi-lo. Por isso, a Lei Judaica é muito rigorosa para com um suicida. Devemos saber que, por mais difíceis que sejam as provações, temos força espiritual suficiente para agüentá-las e, ao passarmos por isso, mereceremos ser presenteados com uma ascensão espiritual muito intensa. Sobre isto disseram nossos sábios: "Contra tua vontade vives”. O caso de Saul, de Sansão e da sugestão da esposa de Jó, a qual a lição aponta-nos dá-nos uma breve visão de como é a visão de Deus a respeito do suicídio, Deus condena que as pessoas retirem sua própria vida, pois assim como só ele a dá, também só ele a pode tirar, se judas Iscariotes ao trair Jesus tivesse arrependido-se verdadeiramente, e não tivesse indo praticar o suicídio, talvez viesse receber do Senhor o Perdão e poderia quem sabe Ter tido uma vida promissora, entretanto, é muito fácil citar exemplos de pessoas que praticaram o suicídio ou a eutanásia, mas é preciso que se viva a situação do outro lado, ou seja, é pecado sim cometer tais coisas, mas antes de culparmos as pessoas, analisemos os fatores sociais, religiosos, clínicos, jurídicos e muitos outros que contribuem para que casos assim aconteçam e que de forma direta influenciaram na realização da proposta. Gn 1:17; Ex 20:13; Jo 10.10; Mt 22:39; Ef 5:29; Rm 8:38,39; 1 Jo 1:7; 1 Pe 5:7, expressa de forma clara a postura de Deus em relação ao suicídio.

CONCLUSAO

Com a posição bíblica a respeito do assunto, espero que o professor da escola bíblica em todo o Brasil, deixe que o aluno pense a respeito do assunto, pois como costumo dizer na igreja em que congrego, devemos incentivar o pensamento para que nossos alunos consigam tomar decisões que lhe são peculiares, pois se sempre os coagirmos a pensar e a aceitar todas as nossas conjecturas, nunca teremos alunos com identidade própria, com um senso de responsabilidade própria, precisamos criar indivíduos que tenham uma visão de pratica da vida crista, com metas e princípios que serão criados a partir de um ensino original e dinâmico. Não precisamos de copias de teólogos em nossas Igrejas, mas precisamos de idéias novas, pensamentos novos que nos dêem uma visão diferente de assuntos que muitas vezes achamos estranho, mas que a Bíblia Sagrada tem sempre a resposta. Ao ministrarmos esta lição, tenhamos a consciência de que estamos ministrando para futuros pastores e doutores, por isso precisamos de ter uma visão erudita a respeito do tema, examinando a situação de forma pessoal e relativa, pois cada caso é um caso, e Deus analisa-o de forma peculiar e singular.

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