quarta-feira, 29 de junho de 2016

O PROFETA OSÉIAS II

INTRODUÇÃO

Diante do exposto na lição anterior, haja vista a degradação espiritual, político-social do povo de Israel, bem como sua divisão em dois reinos, Deus pela sua infinita misericórdia, levanta seus Santos Profetas, para que anunciem não apenas o seu juízo ( cito o rei de Tiro), mas também para que anuncie sua bondade, misericórdia e redenção.

Em meio a estes, surge o profeta Oséias, filho de Beeri, (Oséias1-1), contemporâneo de Isaias e Miquéias, pregando uma mensagem dirigida ao reino do Norte, segundo alguns eruditos, acredita-se que o profeta Oséias, era oriundo do reino do norte, motivo pelo qual conhecia tão bem os problemas peculiares aquele povo.

I. PERIODO AUREO DA PROFECIA HEBRAICA

Não obstante a envolver-se em fraude, assassinato, roubo, adultério, idolatria e prostituição espiritual, o povo de Israel, especialmente a tribo do norte, pois ao longo da sua historia vimos o potencial de seus reis a inclinarem a deuses estranhos, e são considerandos como reis impiedosos, mostra que não conhece a Deus; assim, enfrentam uma prestação de contas. A idolatria de Israel, sua corrupção moral, sua tola busca de Alianças políticas com potências antagônicas, (Egito e Assíria), em vez de Confiar em Deus para ter segurança, levará à devastação do país e os Sobreviventes serem levados à Assíria. Entretanto Deus tem propósitos pré-estabelecidos para Israel, desde Abraão, Isaac e Jacó, Oséias insta-se com o povo a pedir o perdão de Deus, a oferecer os novilhos de seus lábios ( Oséias 14.1-9), e a não mais buscar proteção em alianças militares e cavalos de guerra. O retorno deles a Deus resultará em cura, em ele os amar liberalmente e numa condição próspera sob a Sua bênção. Uma das primeiras profecias de Oséias, é falar que "O Senhor tem uma contenda com os habitantes Da terra" (v.1). Deus aponta o dedo para o homem e o acusa! Essa expressão "contenda" aparece também no capítulo 12 de Oséias, em que Deus afirma que tem também uma acusação contra Jacó:(Os 12.4-6). Ele tivera uma forte experiência com Deus tanto em Betel quanto em Peniel, mas faltava-lhe a conversão! Uma experiência com Deus não é sinal de conversão! Depois daexperiência com Deus em Betel e de haver lutado com o anjo em Peniel, faltava se converter: - Oséias é o primeiro dos profetas menores. Não se sabe ao certo se ele era da tribo de Issacar ou de Rubem. Viveu em Samaria, no reino de Israel, na época dos reis Uzias, Jotam, Acaz, Ezequias e Jeroboão (esses reis eram de Judah, e não de Israel, onde vivia Oséias).
Ele deve ter vivido muitos anos, mais de 120, porque esta foi, aproximadamente, a duração do período de todos esses reinados, isto é,do ano 810 ao ano 700 antes de Cristo, aproximadamente. Pelo trono de Israel desfilaram então alguns reis indignos como Ahab, Joram, Jezebel e Atalia.
Todos estes acontecimentos foram prelúdios da grande derrota que sofreu o povo hebreu ao cair em mãos de Senaquerib e Salmanasar, que o levaram cativo para a Assíria. Começou assim o grande êxodo; os judeus choraram, se desesperaram, procuraram consolo nas palavras dos profetas, e o judaísmo, como já dissemos, ampliou seu campo. Já não era a religião dopequeno povo que vivia à margem do Jordão. O Deus dos filhos de Israel, a quem estes haviam atraiçoado e por isso sofriam o exílio, passou a ser, de Deus de um povo dolorido e prostrado, o Deus de toda a humanidade. Os exilados haviam rompido o círculo do nacionalismo e acercavam-se do universalismo; e quando por fim Ciro, destruído já o império assírio, permitiu aos desterrados que voltassem a seu país, Esdras e Nehemias trabalharam para formar novamente um povo, ao qual proporcionaram uma moral mais elevada que a anterior.

II. A POSIÇÃO DO LIVRO DE OSÉIAS NO CÂNON SAGRADO

Os profetas, que segundo a Bíblia duraram até João o batista, Foram divididos em dois grupos, os profetas menores, e profetas maiores.
As profecias de Oséias foram dirigidas ao povo de Israel, prevendo o seu cativeiro. Com afinco, ele chama a atenção do povo para as desordens que eram comuns na terra naquela época. Pois em toda a terra de Israel, o povo havia se corrompido, deixando o culto do único Deus, para adorarem aos ídolos e imagens estranhos, chamados "baalins". Oséias também falou com a mesma severidade ao povo do reino vizinho, Judah. Ele falou da invasão de Senaqueribe na terra de Judah e previu que Judah ainda iria sobreviver à destruição de Israel, e isto realmente aconteceu. - No começo do livro do profeta Oséias, nós lemos que o Senhor mandou que ele tomasse para si, por esposa, uma mulher pervertida, prostituta. Os filhos nascidos dessa união sentiriam vergonha por causa da perversão em que vivera sua mãe.
E isto representava muito claramente a situação do povo de Israel: eles haviam traído o Senhor, pervertendo-se com o culto aos ídolos, servindo-os com suas maldades. Essa infidelidade do povo para com o Senhor era uma imagem da infidelidade de Samaria e das dez tribos. Porque a nação de Israel era como que a esposa, unida ao Senhor seu Deus; mas depois essa nação se desviou vergonhosamente e foi após os falsos deuses e suas próprias maldades. Os filhos nascidos foram chamados de Jizreel (que quer dizer: "Deus dispersará"), pois o povo seria disperso para outras terras por causa de suas impiedades; os outros eram: Lo-Ruamá ("Lo"= não; "ruamá"= misericórdia), pois Deus não teria misericórdia da casa de Israel; e o último foi Lo-Ami ("Lo"= não; "ami"= povo meu), pois aqueles infiéis não eram mais o povo de Deus. Deixaram a união com a Lei e o amor de Deus e uniram-se aos males e falsidades.

O Livro de Oséias foi escrito entre 785 e 725 a.C., este livro tem 14 capítulos e 197 versículos,
Cap.2- O profeta apela ao povo para que abandone a idolatria e fala dos castigos que ameaçavam cair sobre Israel.
Fala também da restauração que Deus lhes prometia.
Cap.3- Deus oferece Sua misericórdia aos que se arrependem.
Cap.4- O profeta chama a atenção do povo por causa de seus pecados;
Eles são ameaçados com duro julgamento; fala da depravação do povo.

III - A VIDA PESSOAL DO PROFETA OSÉIAS.

Segundo o comentarista da lição em curso, "sabemos muito pouco sobre a vida do profeta Oséias", entretanto vale ressaltar, que o conteúdo de informações bíblicas que se tem catalogado a respeito deste ilustre personagem bíblico, é que nos faz refletir, pois mesmo numa época tenebrosa da qual o profeta foi uma constante, vemos que é possível manter integridade e compromisso com a palavra de Deus, que diga-se de passagem tem sido motivo de charlatanismo em muitos lugares da terra , e ainda, tem se usado-a para a proliferação de evangelhos sociais, prósperos, que nada tem a ver com as sagradas escrituras, nem tampouco fazem parte do seu canom. Nos primeiros capítulos do seu livro o profeta Oséias, fala que o Senhor mandou que ele tomasse para si, por esposa, uma mulher ímpia, mas claramente, prostituta, pervertida. Os filhos nascidos dessa união sentiriam vergonha por causa da perversão em que vivera sua mãe. E isto representava muito claramente a situação do povo de Israel: eles haviam traído o Senhor, pervertendo-se com o culto aos ídolos, servindo-os com suas maldades. Essa infidelidade do povo para com o Senhor era uma imagem da infidelidade de Samaria e das dez tribos. Porque a nação de Israel era como que a esposa, unida ao Senhor seu Deus; mas depois essa nação se desviou vergonhosamente e foi após os falsos deuses e suas próprias maldades. Os filhos nascidos foram chamados de Jizreel (que quer dizer: "Deus dispersará"), pois o povo seria disperso para outras terras por causa de suas impiedades; os outros eram: Lo-Ruamá ("Lo"= não; "ruamá"= misericórdia), pois Deus não teria misericórdia da casa de Israel; e o último foi Lo-Ami ("Lo"= não; "ami"= povo meu), pois aqueles infiéis não eram mais o povo de Deus. Deixaram a união com a Lei e o amor de Deus e uniram-se aos males e falsidades. Entretanto Oséias também transmitiu a mensagem de arrependimento. Pois assim como ele, Oséias, havia tomado para si uma mulher indigna e a tornou sua esposa, da mesma maneira o Senhor chamava de volta para Si o povo de Israel. Os que se arrependessem de sua infidelidade e voltassem, o Senhor os aceitaria novamente e os faria novamente Seu povo. A Igreja deles seria novamente a chamada "esposa" do Senhor. Veja Oséias 2:18-23. A imagem usada para representar a infidelidade de Israel era, realmente, uma imagem forte, mas era a que melhor mostrava a condição espiritual perversa do povo quando abandonou os mandamentos Divinos. Mesmo assim, a Misericórdia Divina estava sempre apelando para que eles voltassem e deixassem a sua iniqüidade. No último capítulo deste livro podemos ver as promessas de bem que o amor e a Misericórdia do Senhor fazia a Israel, aos que quisessem voltar a ter o Senhor como seu único Deus, essas promessas sempre foram uma força constante que impulsionou o povo a seguir rumo ao Senhor, mas muitas das vezes, ouviam ou viam coisas que não agradavam ao Senhor, e não obstante ao seu pecado, seguia por estas coisas, esqueciam-se do que disse o profeta.
" E ouvireis uma que por de traz de ti dirá: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita ou para a esquerda.

CONCLUSÃO

É preciso que se faça um estudo, para se ter pelo menos noção das sombras e tipologia bíblica, " Porque as coisas que se manifestam são sombras das que aconteceram no futuro", parafraseando a bíblia.

Oséias, sua vida familiar, é considerada como tipo do relacionamento entre Deus e Israel, seu povo. Deus aparece como o esposo, Israel como a esposa idolatra, rebelde, infiel, pervertida, que segue após outros deuses, desafiando a misericórdia do Senhor.

Oremos pois para que a Igreja de Cristo aqui na terra hoje, seja um contraste da historia de Israel, e que nós venhamos a adora-lo não "apenas no poço de Jacó, ou em Samaria, ou em Jerusalém", mas que venhamos a adora-lo em Espírito e em Verdade, para que se manifeste em nós a gloria de Deus, e que o sacrifício salvífico de Jesus ecoe cada vez mais forte em nossos corações, que a graça e a fé, germine abundantemente em nossas vidas levando-nos a uma dimensão de prosperidade espiritual, amplamente solidificada nos estatutos da palavra de Deus, e ainda venhamos a dizer com entusiasmo. " Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isto estamos alegres", e continuemos a servir ao Senhor, para quando ele voltar nos achar servindo assim, afinal, que daremos nós ao Senhor por todos os benefícios que nos tem feito?


Nenhum comentário:

Postar um comentário