domingo, 26 de junho de 2016

DIFERENTES RELIGIÕES

O que é Ortodoxia:

Ortodoxia é a condição de cumprimento absoluto com todas as decisões, preceitos e ideais de certo padrão ou dogma considerado tradicional, de modo rigoroso e rígido.
Para os pensadores ortodoxos, a visão apresentada pela ortodoxia é tida como a única correta, pois seria baseada em princípios metafísicos e científicos.
Este termo é normalmente associado à uma doutrina cristã, que é caracterizada por seguir rigorosamente todas as normas tradicionais da igreja.
No entanto, a ortodoxia pode ser interpretada a partir de um ponto de vista pejorativo, quando passa a ser uma doutrina ou comportamento que nega a adaptação as realidades alheias ou ao que é novo. 

Ortodoxia econômica

A economia ortodoxa é um modelo de pensamento econômico presente nos estudos relativos a esta ciência.
A ortodoxia econômica é aquela que segue todos os ideais e teorias clássicas da ciência econômica, aplicando apenas aquilo que segue os ensinamentos catalogados.
A chamada economia heterodoxa, por sua vez, é o modelo de pensamento antagônico à economia ortodoxa.
Os heterodoxos não se limitam apenas às teorias clássicas e neoclássicas, mas também fazem experimentações e partem de pressupostos keynesianos ou marxistas, por exemplo.

Igreja ortodoxa

A Igreja Ortodoxa, também conhecida por Igreja Ortodoxa Oriental, é considerada uma igreja cristã, assim como a católica, no entanto ambas se diferenciam pela postura mais rigorosa, rígida e, às vezes, severa da ortodoxa.
Saiba mais sobre o significado de Igreja Ortodoxa

Ortodoxia e Ortopraxia

A ortodoxia é a ideia da crença ou religião correta, enquanto que ortopraxia seria a prática correta de uma crença.
Etimologicamente, ortopraxia se originou a partir da junção dos termosórthos, que significa “reto”, e praxe, que quer dizer “prática”.

O que é Igreja Ortodoxa:
A Igreja Ortodoxa é uma igreja cristã, considerada, com uma doutrina semelhante à da Igreja Católica, mas como o termo mesmo diz, possui uma doutrina mais reta, mais rígida.
A ortodoxia é a corrente doutrinal que declara que representa a visão correta, fundada em princípios sistemáticos (metafísicos) e científicos. O contrário é a heterodoxia.
Os cristãos ortodoxos, por força da denominação, são os que professam toda a doutrina da fé cristã de acordo com o magistério da Igreja. Se apoderaram, porém, da designação da Igreja bizantina depois do cisma que os opôs a Roma (nos séculos IX e XI) ao se arvorarem em depositários da fé verdadeira em oposição à Igreja latina. Ficaram, por isso, a ser denominados ortodoxos os cristãos da Europa Oriental, que se mantêm separados da Igreja Católica Romana.
A Igreja Ortodoxa se vê como a verdadeira igreja criada por Jesus Cristo, além de não reconhecerem o Papa como autoridade. Para os cristãos ortodoxos, como são chamados, não existe purgatório e não acreditam na virgindade de Maria após a concepção. Na Igreja Ortodoxa, os padres são liberados para o casamento, desde que este tenha ocorrido antes da sua conversão, e apenas os bispos são obrigados a manter o celibato.
No século XI, no ano de 1054, houve um cisma entre as Igrejas Cristãs, dividindo-as entre o Catolicismo, e Igreja Ortodoxa. Os cristãos ortodoxos não aceitam os dogmas católicos, e nem consideram válidos os sacramentos. A Igreja Ortodoxa chegou ao Brasil no ano de 1904, e a primeira instituição foi criada em São Paulo, em 1954.
A maior autoridade na Igreja Ortodoxa é o Santo Sínodo Ecumênico, desde a fundação até os dias atuais. As igrejas ortodoxas mais importantes são a Igreja Ortodoxa Grega e Igreja Ortodoxa Russa.
IGREJA MESSIANICA
A Igreja Messiânica Mundial foi fundada no Japão em 1º de janeiro de 1935 por Mokiti Okada, chamado pelos messiânicos Meishu-Sama, que, em português, significa “Senhor da Luz”. No Brasil, a Igreja foi introduzida em junho de 1955 e, atualmente, possui 509 unidades denominadas Johrei Centers, com cerca de dois milhões e meio de messiânicos entre ministrantes de Johrei e simpatizantes, e filiais em mais de 70 países.
O objetivo principal da Igreja Messiânica é a construção do Paraíso Terrestre – um mundo isento de doença, miséria e conflito – criando e difundindo uma civilização religiosa que se desenvolva lado a lado com o progresso material. Tem no Johrei o seu principal instrumento de difusão religiosa e atua em áreas distintas como arte, educação, cultura e meio ambiente.
Para a concretização do Mundo Ideal, onde haja Verdade-Bem-Belo, os messiânicos se empenham para fazer sempre o melhor, difundindo e trabalhando incansavelmente na busca do equilíbrio de cada indivíduo, por meio do Johrei, cultos, palestras e trabalhos voluntários.
Mais do que uma simples religião, a Igreja Messiânica acredita no seu papel de ultrarreligião devido às suas várias atividades realizadas em parcerias com instituições que desenvolvem trabalhos embasados nos ensinamentos de Meishu-Sama. São eles: Fundação Mokiti Okada; Centro de Pesquisa Mokiti Okada; Ikebana Sanguetsu; Faculdade Messiânica; Korin Agropecuária Ltda.; Korin Meio Ambiente; Korin Construtora Novo Mundo e Korin Alimentação.
Meishu-Sama, seguindo o exemplo da natureza, em que tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, iniciou, em 1945, no Japão, a construção de protótipos do Paraíso Terrestre os quais chamou de Solos Sagrados. No Brasil, possuímos um Solo Sagrado localizado em São Paulo, às margens da represa de Guarapiranga Inaugurado em 1995, é considerado um dos maiores e mais belos parques de contemplação da natureza existentes no País, sendo frequentado por pessoas de diversas instituições públicas, privadas e religiosas.

O que é Igreja Católica:

A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e que tem o apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a Igreja começou a ser edificada (Mateus 16:18).
É una, santa, católica (universal) e apostólica e como sacramento único de salvação, por vontade de Cristo, tem como característica a indefectibilidade (subsistirá até o fim do mundo) e a infalibilidade.
A Igreja Católica considera-se a única Igreja de Cristo e por isso se chama católica. É constituída por igrejas particulares ou dioceses, sendo cada uma destas confiada a um bispo em comunhão  com o sucessor de Pedro (o Papa ou vigário de Cristo). Encontram-se em comunhão com a Igreja católica os batizados que estão unidos com Cristo no Seu corpo visível pelos vínculos da fé, dos sacramentos e da disciplina eclesiástica.
Para a Igreja Católica o Papa, Bispo de Roma que reside no Vaticano, é o representante visível de Cristo na terra e a cabeça visível da Igreja. Como sucessor do chefe dos apóstolos, Pedro (sucessão apostólica), o Papa é o legítimo detentor da suprema autoridade hierárquica da Igreja.
Sinal visível da união de Deus com os homens, a Igreja Católica é um organismo visível, instituído, portanto como sociedade governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em união com ele. Eles têm uma tríplice missão ou múnus: sacerdotal, profética  (de magistério) e pastoral.
A Igreja Católica, devido aos ritos litúrgicos e à disciplina eclesiástica, é dividida em Igreja latina e Igreja oriental.

Igreja Católica Brasileira

Na expansão ultramarina portuguesa, os reis portugueses buscaram o apoio da Igreja para a evangelização das terras descobertas. Assim, o Cristianismo foi implantado no Brasil, em África, na Índia, no Japão e na China.
A Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB) é uma igreja Cristã  cismática fundada em 1945 pelo Bispo de Maura, D. Carlos Duarte Costa. Antes dele, tentaram a sua instalação o cônego Amorim, de Itapira (S. Paulo), em 1914, e D. Salomão Ferraz, em 1936.
A sua fundação deve-se em exclusivo à recusa em submeter-se ao Papa e à disciplina eclesiástica, nomeadamente quanto ao celibato do clero. A sua projeção na vida nacional é diminuta.

Igreja Católica Carismática

A Igreja Católica Apostólica Carismática é uma igreja que apresenta várias diferenças em comparação com a Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Carismática não tem os sete sacramentos que a Apostólica Romana e o Papa não é o líder supremo da Igreja. No caso da Igreja Carismática, a confissão não é um sacramento.
Os bispos, padres e diáconos da Igreja carismática podem casar, ao contrário do que acontece na Igreja Católica, devido ao celibato. Segundo a Igreja Carismática, o purgatório não existe, e por esse motivo os mortos não precisam de oração. Outra diferença entre as duas igrejas é que na Igreja carismática, os métodos contraceptivos são permitidos.

O que é Igreja Pentecostal:

Igreja Pentecostal é um movimento cristão protestante que dá grande relevo ao Dia de Pentecostes e que apresenta algumas diferenças em comparação com outras denominações.
O movimento pentecostal começou em 1906, em Los Angeles, quando William J. Seymour pregou, dando origem ao Avivamento da Rua Azusa. Os elementos da Igreja Pentecostal consideram o batismo no Espírito Santo essencial no caminho da salvação. O batismo no Espírito é um fenômeno carismático caracterizado pela glossolalia, conhecido como dom de línguas (1 Coríntios 12:10).
O pentacostalismo se propagou muito rapidamente nos Estados Unidos através da Church of God in Christ, e evoluiu bastante principalmente dentro da comunidade afro-descendente. Além disso, as Assembleias de Deus ficaram muito populares no Chile, Brasil, Indonésia e África do Sul. A partir de 1945 foram organizadas grandes missões populares, onde pregadores utilizavam recursos técnicos avançados. Muitas dessas igrejas marcam presença na Conferência Mundial Pentecostal, que acontece a cada três anos desde 1949 em diferente cidades do mundo.
O termo pentecostal tem origem na palavra Pentecostes, que é uma festa cristã que ocorre 50 dias depois da Páscoa, encerrando o ciclo das festas. Comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, onde surgiram "línguas de fogo" sobre a cabeça dos apóstolos, sendo que as pessoas que receberam o Espírito Santo começaram a falar em línguas. Este episódio é descrito em Atos dos Apóstolos 2:1-13.
As igrejas pentecostais são muitas vezes conhecidas como igrejas carismáticas, porque revelam manifestações do Espírito Santo.
Algumas das principais diferenças entre a igreja Pentecostal e Batista é que a Pentecostal acredita que o dom de línguas é para qualquer pessoa que tem o Espírito Santo, enquanto os Batistas acreditam que o Espírito Santo capacita cada discípulo com pelo menos um dom que deve ser usado para a edificação da Igreja.
Os batistas (históricos) acreditam que o batismo no Espírito acontece juntamente com a conversão (aceitar Jesus como Senhor e Salvador) e não há manifestação exterior; os batistas independentes acreditam que a pessoa recebe o Espírito Santo no momento da conversão ou depois e pode ser acompanhado com a manifestação de um dom (como o dom de línguas); os pentecostais acreditam que o batismo no Espírito e a conversão são acontecimentos distintos que podem não acontecer em simultâneo, havendo sempre a manifestação pelo dom de línguas.
Algumas das igrejas pentecostais mais conhecidas no Brasil são: Igreja Pentecostal de Jesus Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor, etc.

O que a igreja anglicana se difere da igreja católica?

A Igreja Anglicana surgiu em 1534 quando o rei Henrique VIII da Inglaterra, que era católico, rompeu, com o Papa e com a Igreja católica, pelo fato do Papa não autorizar o seu divorcio com Catarina de Aragão, para se casar com Ana Bolena. O Rei fez o Parlamento ingles declara´lo o único chefe da Igreja na Inglaterra. Até hoje é assim. Esta Igreja se tornou protestante. 
Porém existe ramificações Anglicanas independentes. Eles se consideram católicos reformados porque não querem ser totalmente separados da Igreja descendente dos apóstolos. Eles preservam muito da fé católica e apostólica da qual não querem se afastar. A Igreja Católica respeita muito a Igreja Anglicana e vice-versa
Existem 2 igrejas anglicanas, a High Church que é a Igreja da Rainha e do Arcebispo da Cantuaria, a Igreja dos nobres e a que foi criada por Henrique 8 e , meio protestanizada pela Elizabeth I. E a Low Church, que é por exemplo a Igreja Episcopal americana e as varias igrejas nacionais dos paíeses de colonização inglesa. 
A High é bastante parecida nos ritos e simbolos com a catolica, os bispos usam mitra, existe a missa e a eucaristia como presença real, existem alguma imagens de santos, principalmente de Cristo, Maria e os Apóstolos, que são santos para eles,com direito a intercessão e festa. 
Mas seguem o livro de orações do tempo de Eduardo VI e não admitem a primazia do papa, o celibato dos padres etc. 
A igreja anglicana é muito diversificada, em muitos paises ela tende mai spar ao catolicismo romano e em outras se amarram no calvinismo. 
Existe hoje na Igreja Alta um forte movimento de reunificação com Roma, principalmente por parte do clero e dos fieis mais sérios que não admitem varias inovações que a igreja anglicana adotou como o sacerdocio feminino e a ordenação de bispos e padres e mulheres declaradamente homossexuais. 
Porem persiste uma proibição da Igreja catolica, dos tempos do papa Leão XIII, que não considera ter havido continuidade de sucessão apostolica na Igreja da Inglaterra pós reforma, visto que os bispos catolicos que aderiram á Igreja do Rei foram excomungados. 
Mas dentro do ecumenismo eles estão mais proximos de nós que os ortodoxos. 
Nas cerimônias do Vaticano, quando está presente um bispo ortodoxo e o arcebispo de Cantuaria, esse tem prevalência sobre o patriarca ortodoxo, e se sent aao lado direito do papa. 
São sinais de aproximação. 
Eles ja aceitaram todos os dogmas da Igreja, inclusive os marianos, só não aceitam o papa como sucessr de Pedro e infalível.


Uma Igreja Apostólica 
Os Apóstolos, como bons pescadores que são,
sabem como manter as redes em bom estado

Leia os Seguintes Capítulos em Sua Bíblia
II Coríntios 10 e 11
Estes São os Versículos para Serem Memorizados
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; Efésios 2:19-20.
Depois Fale Sobre Isto
As igrejas contemporâneas poderiam um dia ser restauradas ao modelo de ministério apostólico do Novo Testamento?
Atividade Para Ser Realizada Antes da Próxima Vez
Seja apostólico, saia em grupo para qualquer lugar, como uma aldeia, escola ou penitenciária onde o evangelho ainda não penetrou, e apresente o plano da salvação de Deus.
Trabalho Escrito Para O Diploma
Descubra como outras igrejas e denominações atualmente são governadas, e escreva os exemplos em base bíblica.
Medite Sobre Estes Versículos Palavra Por Palavra
I Tessalonicenses 1:7-8

Separe um Minuto para Mudar o Mundo
Ore pelo Uzbequistão – 24.000.000 em muitos grupos étnicos
68% de muçulmanos, 4% Ortodoxos, capital islâmica da Ásia Central.
História longa, independência recente.
 

 
Certifique-se de ensinar esta lição às outras pessoas.
Ore e prepare-a bem, adicionando seus próprios
versículos e histórias para dar vida à lição.  

Por todo o Novo Testamento, encontramos apóstolos mencionados cerca de 80 vezes, então obviamente, na igreja primitiva eles eram pessoas chave, de fato:
Os apóstolos são os ‘primeiros’ na Igreja, I Coríntios 12:28.
A Igreja está construída sobre a fundação dos apóstolos e dos profetas. Efésios 2:20.
Os apóstolos e os profetas têm revelação e visão especial de Deus. Efésios 3:5, Judas 17.
As igrejas deveriam ter seus próprios apóstolos. II Pedro 3:2.
Mas os apóstolos são para hoje ou eles estiveram lá, no início, para estabelecer o movimento cristão? Se eles são para hoje, quem são eles e o que fazem?
O Que Fazemos?
Somos hoje guiados com freqüência por administradores ou pastores talentosos, mas se apóstolos ainda são os ‘primeiros’ na Igreja e um de seus alicerces, o que deveríamos fazer?
O Que É Um Apóstolo?
A palavra significa um mensageiro, preparado para fazer uma missão de Deus. Não é uma patente, mas um chamado, um dom e uma função como nenhuma outra na Igreja.
Apóstolos No Novo Testamento
Jesus, acima de todos, Hebreus 3:1.
Os 12 apóstolos originais do Cordeiro, Marcos 3:14-16, Atos 1:26; Apocalipse 21:14
O dom dos apóstolos, Efésios 4:11; pessoas como Paulo, Tiago, Barnabé, Timóteo, Silas, Andrônico e Júnias.
A Bíblia não diz que eles foram somente para o primeiro século. O fato de que Cristo deu os apóstolos para a Igreja fazer uma obra, ela está longe de ser completa, Efésios 4:12-14, é uma evidência suficiente de que hoje os apóstolos são ainda urgentemente necessários, assim como todos os outros dons mais familiares. Efésios 4:11.
O Que Um Apóstolo Faz?
Nem todos os apóstolos fazem tudo que está no Novo Testamento, mas a função apostólica inclui:
Promover o evangelho, por exemplo, as muitas viagens de Paulo, e a visita de Pedro às dependências proibidas de uma casa e família gentílicas, Atos 10.
Alcançar os povos não alcançados, Romanos 15:20
Fazer com que novo evangelismo seja realizado, Atos 19: 10
Fazer com que novas igrejas sejam plantadas, como Paulo fez por toda a Europa Meridional.
Ser um mestre de obras sábio, sabendo o que fazer, I Corinthians 3:10, 5:3; 6:4; 7:1, 8:1.

Os apóstolos Assentam Sólidos Alicerces
De Cristo, I Coríntios 3:11
De vida no Espírito, Atos 19:1, 8:14-17
De obediência a Deus, Romanos 1:5
De ensino sólido, Efésios 3: 2-21
De bons líderes, Atos 14:23, Tito 1:5

Sendo um pai e uma mãe para as igrejas novas, encorajando através de cartas e visitas, mas nunca dominando, II Coríntios 11:28; I Tessalonicenses 2:7,11.
Desafiando as tradições pouco prestativas, como fez Paulo quando resistiu até a Pedro, Gálatas 2: 11-14
Viajando para unir o Corpo, como fez Paulo ligando Jerusalém, Antioquia e as novas igrejas através de seu relacionamento.

Demonstrando amizade e lealdade de longo prazo, trabalhando através dos relacionamentos, não das estruturas e patentes, I Tessalonicenses 1:5-7, 2:8; Filipenses 1:8, 4:10, 14-15; Atos 20:31, 18:11.
Como Sabemos Quem É Um Apóstolo?
Os apóstolos são chamados por Deus, e sabem disso, assim como as pessoas. Eles podem reconhecer o seu chamado, mas eles não têm necessidade de anunciar sua posição como uma patente, porque não é, ao contrário, é uma posição de alto serviço. Veja as saudações de Paulo, que começam a maioria de suas epístolas, e vejam também que os apóstolos:
  • São reconhecidos pelos líderes de outras igrejas, Atos 15: 2, 4
  • Servem e demonstram a evidência de seu chamado, não através de uma personalidade forte e controladora, mas através da manifestação contínua do poder do Espírito, II Coríntios 11:6-13
  • Têm pessoas como prova viva de seu ministério II Coríntios. 3:2-3
  • São ungidos com poder para ministrar, II Coríntios 12:12.
  • Provaram a Deus por eles mesmos e uma história de perseverança através da provação e da oposição, II Coríontios12: 7-10; I Coríntios 4: 9-13
Os Apóstolos Também Precisam de Uma Casa
Os apóstolos no Novo Testamento são sempre vistos trabalhando em grupos missionários ou com os anciãos da igreja em sua base apostólica natal. Vejam Atos 15 e a lição 12.
O Que É Uma Base Apostólica?
É a igreja modelo, onde os apóstolos, os grupos e as pessoas se reúnem por Jesus e uns pelos outros. É uma base de lançamento e um centro de recursos humanos, financeiros e de materiais para missões. É um lugar de comunhão, renovo, responsabilidade e apoio para pessoas apostólicas, mas nunca um ministério piramidal comandado por um ‘super-apóstolo’. Somente quando o grupo de Paulo estava longe de sua base em Antioquia, apoiou e governou a si mesmo. Atos 14: 26-28
Base Apostólica Na Bíblia
Jerusalém, Antioquia, Éfeso, Tessalônica, foram muito mais do que igrejas locais. Tipicamente tinham o ministério na atividade do Espírito Santo, oração, evangelismo, profecia, conferências doutrinais e comunhão. Elas lidavam com desafios legais, perseguições, estratégias e grupos apostólicos enviados e ajuda ao mundo judaico, em Samaria e para as nações.
É importante que os apóstolos aprendam em casa e distribuam as lições aos outros. É em uma base apostólica que se deve realizar um exame e é o local para o qual o grupo deve apontar, para o qual as pessoas são convidadas para aprenderem, e do qual se sinta orgulho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário