quinta-feira, 16 de junho de 2016

QUANDO OS ÍMPIOS SE INTROMETEM NA CONGREGAÇÃO DOS SANTOS

Findas as setes ilustrações, Judas inicia a descrição das características dos falsos mestres, indicando, primeiramente, cinco delas, a saber: : manchas nas festas de caridade; nuvens sem água; árvores murchas, infrutíferas e mortas; ondas impetuosas do mar e estrelas errantes (Jd.12,13).
INTRODUÇÃO

- Ao apontar a característica dos falsos mestres, Judas, cujo texto é muito próximo tanto a Segunda Epístola de Pedro(II Pe.2) quanto a Segunda Epístola de Paulo a Timóteo(II Tm.3), dá à Igreja o caráter destes enganadores que se introduzirão no meio do povo de Deus e que causarão grande estrago se não forem identificados - II Pe.2:1,2; Mt.24:24-26;At.20:29-31.
- A Igreja deve provar aqueles que a ela se aproximam, a fim de verificar se são, ou não, verdadeiros e sinceros ministros do Evangelho - I Jo.2:18-24; 4:1-3.
OBS: "...O autor apresenta um retrato dos falsos mestres, que se dizem cristãos, mas negam o valor salvífico dos atos de Jesus. Por amor ao dinheiro, eles falseiam os grandes princípios do Evangelho, manipulando a fé dos ouvintes...o que eles anunciam é uma falsa liberdade, escravidão e degeneração...o autor quer, sobretudo, advertir os fiéis a se manterem firmes numa fé comprometida, a fim de serem preservados no dia do julgamento..." (Bíblia Sagrada, Edição Pastoral, nota a II Pe.2, p.1575).


I - O ALERTA DE JUDAS QUANTO AOS FALSOS MESTRES (MANCHAS NAS FESTAS DE CARIDADE)

- A primeira característica que Judas identifica nos falsos mestres é que eles são "manchas" nas festas de caridade. Alguns textos traduzem "manchas" por "escolhos" ou "rochas submersas", que é outro significado que pode ter o termo grego "spilades".
OBS: " ... Algumas traduções dizem aqui máculas ou manchas, como tradução do termo grego 'spilades', mas a tradução 'rochas' é melhor. Contudo, ambas as traduções são possíveis para essa palavra grega...Não eram meras máculas corruptoras nas 'festas de amor' (o 'agape', a Ceia do Senhor), mas eram ameaças ocultas de destruição, que podem 'afundar' a espiritualidade de qualquer homem, levando uma congregação cristã inteira ao naufrágio..." (R.N. CHAMPLIN, Novo Testamento Interpretado, v.6, p.338).

- Os falsos mestres não deixam de comparecer às reuniões festivas, aos momentos de alegria onde é mais fácil angariar a popularidade. A Palavra, entretanto, ensina-nos diferentemente -Ec.7:2; Rm.12:15; I Co.12:26.
OBS: As 'festas de amor' mencionadas por Judas eram um banquete seguido pela Ceia do Senhor, conforme vemos em I Co.11, onde, também, Paulo relata alguns excessos que eram cometidos em Corinto. Por causa destes excessos, por volta do século VII, chegou-se até a ameaçar-se de exclusão quem realizasse 'festas de amor' nas comunidades cristãs. Podemos, entretanto, relacionar o texto a toda e qualquer confraternização que se realizar na casa do Senhor.

"...O ritual de comerem uma refeição normal quando todos estavam reunidos para participar da ceia ainda era costume entre os cristãos...Essa ceia era chamada de Agapao, ou Ágape, palavra grega que significa AMOR PURO. Cada um trazia de sua casa a refeição, outros a preparavam no lugar onde se reuniam...Na verdade, era compreensível aquela refeição, quando se juntavam para participar da ceia, pois muitos irmãos vinham de longe e, ao chegarem, estavam famintos. Saindo de suas casas muito cedo, muitas vezes de carroças, montados em animais ou vindos a pé, chegavam cansados..." (Osmar José da SILVA. Liturgia, p.105)

- A presença dos falsos mestres, entretanto, tem um único objetivo: desvirtuar a espiritualidade da festividade, fazer com que se impere a carnalidade e o evento se transforme em uma simples reunião social, quando não um verdadeiro ajuntamento que provoque apenas sentimentos carnais, inclusive idolatria. São reuniões em se ouve muito alarido e folguedos, mas que a Deus são abomináveis -Ex.32:5-7,18,19; ICr.13:6-10; Is. 5:11-13; IIPe.2:13,14.
OBS: Muitos confundem barulho com espiritualidade. Naturalmente, num culto pentecostal, há plena liberdade para o Espírito Santo atuar, mas nosso Deus é um Deus de ordem e de decência. Precisamos não nos impressionar com técnicas incitadoras de emocionalismo nem permitir que o ambiente espiritual degenere para uma histeria típica dos ajuntamentos mundanos. Nesta ignorância, muitos falsos mestres e pastores têm conseguido trazer grande estrago espiritual para o povo de Deus nestas reuniões. A propósito, temos um estudo neste "site" sobre o assunto denominado " O 'culto pentecostal' que não deu certo" .
"...Que jamais chegue a hora em que olhemos com escárnio as pessoas que entusiasticamente exclamam "Aleluia" e "Glória a Deus"! Todavia, jamais devemos esquecer que esse entusiasmo no culto é parte do poder pentecostal. É algo que acompanha a bênção. Pertence à bênção. Faz parte da experiência pentecostal. Mas apenas acompanha. O poder que Jesus prometeu era específico e designado!...A promessa de poder objetivava o serviço...Os primitivos cristãos receberam poder específico para o trabalho, e trabalharam!..."(Bob HOSKINS. Tarefa inacabada, p.79-82).

- Como "escolhos" ou "rochas submersas", estes falsos mestres fazem naufragar os crentes na sua busca pela genuína adoração a Deus nestas reuniões, impedindo a operação de Deus. Ao final do trabalho, o resultado espiritual é nenhum, enquanto que os prejuízos causados são muitos. Cultos, confraternizações se tornam em "shows", "bailes" e "grandes produções artísticas". Por acaso, não é isto que, lamentavelmente, observamos na maior parte dos eventos festivos em nossas igrejas ?
OBS: "...Em nossos dias, alguns, tentando fazer a Ceia do Senhor em ambiente aberto, acompanhado de um piquenique, onde todos brincam, praticam alguns jogos e depois se juntam para cantar e participar da ceia. Lamentavelmente, as informações de tais ambientes não são boas. O que sabemos é que muitas dessas reuniões têm acabado em carnalidade..." (Osmar José da SILVA. Liturgia, p.105-6).

- Ao mesmo tempo em que se banqueteiam conosco, os falsos mestres aproveitam a oportunidade para obter grandes lucros e vantagens, depauperando os cofres da obra de Deus, dificultando seja o trabalho de evangelização, seja o trabalho de assistência social e, até mesmo, angariar adeptos ("fãs"), desviando-os da verdadeira adoração a Deus - II Pe.2:3,18,19.
OBS: "...A avareza é um dos espíritos demoníacos mais usados contra os escolhidos de Deus. Se o dinheiro é a raiz de todos os males, se a avareza no coração, o dinheiro passa a ser uma grande bênção e não maldição..."(Ailton Muniz de CARVALHO. Maomé X Cristo, p.101).


II - A FALSA APARÊNCIA DOS ÍMPIOS (NUVENS SEM ÁGUA)

- A segunda característica que Judas apresenta é a de que os falsos mestres são nuvens sem água, ou seja, pessoas que, apesar de se dizerem sábios e entendidos na doutrina e no conhecimento, não têm qualquer conteúdo, não podem saciar a sede espiritual dos que a eles se chegam. Não têm água, porque não tem a Palavra de Deus, que é simbolizada pela água- II Pe.2:17; Jo.13:10 c.c.15:3; IJo.5:6-8.
OBS: "...Das nuvens é que vem o sustento para a vida vegetal e animal, pois delas é que nos chega o suprimento de água potável, através da chuva. Os falsos mestres, entretanto, 'prometem' dar vida, mediante seus ensinamentos, mas terminam sem derramar nenhuma gota de água..."(R.N. CHAMPLIN, Novo Testamento Interpretado, v.6, p.339).
" ...Os falsos mestres são nuvens sem água, isto é, prometem o refresco espiritual, mas não libertam..."(Bíblia de Estudo Plenitude, nota a Jd.12, p.1336).
"...Muitos evangelistas modernos têm se afastado dos princípios fundamentais que são: mostrar a salvação da alma, a necessidade do novo nascimento, a purificação dos pecado pelo sangue de Cristo, a busca constante das coisas celestiais (as que são de cima), o levar cada dia a cruz e seguir Jesus, entrar pelo caminho estreito que conduz à salvação, o negar-se a si mesmo, o caminho da oração e jejum para alcançar melhor nível de espiritualidade, o conhecimento da Palavra de Deus que torna o homem sábio para salvação, a necessidade de um verdadeiro arrependimento, com o abandono de práticas pecaminosas etc. Preferem os modernistas mostrar aos pecadores o caminho da prosperidade terrena, o caminho largo do prazer de poder participar de uma comunidade divertida, o meio mais fácil de alcançarem felicidade conjugal e familiar, meios de conseguirem os bens terrenos, uma vida sem sacrifício da cruz etc."(Osmar José da SILVA. Reflexões filosóficas de eternidade a eternidade, v.6, p.117-8).

- Só quem é um crente sincero e fiel é que poderá trazer conteúdo para a Igreja do Senhor, porque é preciso estar em Cristo para que rios de água viva manem de seu interior -Jo.4:14; 7:37-39;Pv.18:4; Is.12:3;44:3.
- Ao contrário dos falsos mestres, que não têm qualquer conteúdo espiritual, que são vazios e inúteis (pois para que serve uma nuvem que não tenha água ?), os verdadeiros servos de Deus são usados para gotejar a doutrina, ou seja, continuamente regam o jardim fechado de Deus -Dt.32:1-3; Ct.4:12.
- Se dermos espaço para a Palavra de Deus nas reuniões da Igreja (inclusive as festivas) e nos aplicarmos ao ensino do povo de Deus, os falsos mestres serão, facilmente, detectados, pois o conhecimento impede a corrupção dos crentes -Is.5:13; Os.4:6,6:3; IIPe.3:18; Lc.24:27; Ef.4:11-14;Sl.78:5-8.
OBS: "...o rebanho é levado aos campos verdejantes (sl.23.2), o que fala do ensino da Palavra de Deus,Mt.4.4. Deus quer, por meios dos Seus servos, proporcionar às Suas ovelhas "pastosgordos"(Ez.34.14), por isso os ministros devem conhecer os bons campos(Jr.23.22) para o rebanho crescer, Gn.30.27-30... o rebanho é também levado às águas tranqüilas,Sl.23.2. Isso fala da necessidade que a Igreja tem do ensino da Palavra de Deus, para ser levada às bênçãos dadas pelo Espírito(Jo. 7.38,39) e para que lhe sejam comunicadas as bênçãos de Deus, Rm. 1.11,15,29. Assim, a Palavra de Deus opera fé nos crentes(Rm.10.17) e eles são enriquecidos pela operação do Espírito Santo,1Co.1.5-7..." (Eurico BÉRGSTEN. Teologia sistemática: doutrina da Igreja, doutrina dos anjos, p.25)

- Os falsos mestres criam rebuliços, teatralizações, inovações, espetáculos, canções, tecnologia, mas não apresentam a Palavra de Deus. Por quê ? Porque são nuvens sem água, fontes secas, que só causam decepção e morte. Não nos esqueçamos que a figura foi feita em plena Palestina, onde os desertos são muitos e um poço seco pode trazer até a morte.

OBS: "... Lamentavelmente no meio evangélico ultimamente o fato se repete. Com grande freqüência, a persuasão emocional substitui a convicção genuína, com base em certas razões. As pessoas são exortadas a acreditarem naquilo que não é claramente definido e pouco ou nada é dito sobre a necessidade de renúncia e sacrifício pessoais, envolvidos no Evangelho, ao mesmo tempo em que muito é dito sobre a satisfação pessoal e a felicidade terrena. Senhores! Há um perigo muito grande rodeando a espiritualidade da Igreja: um vendaval de filosofias, doutrinas, ensinos místicos, promessas de riquezas, negociações políticas etc. tentando ofuscar a unção do Espírito, apagar os dons espirituais, amordaçar os Pastores para que não preguem ferindo a consciência dos seus ouvintes, musicais de todos os tipos para atraírem multidões para as reuniões, que nada acrescentam de espiritualidade ao povo. Tenhamos a prudência necessária nestes últimos tempos, pois o Juiz está às portas. Para enchermos os templos de pessoas, não é difícil, basta contratar bons cantores e pregadores, mas o mais importante é levar almas a Cristo, e isso custa mais do que os recursos financeiros podem dar..." (Osmar José da SILVA. Reflexões filosóficas de eternidade a eternidade, v.6, p.118-9)


III - A VIDA INFRUTÍFERA DOS ÍMPIOS (ÁRVORES MURCHAS, INFRUTÍFERAS E MORTAS)

- Judas afirma que os falsos mestres são como árvores, mas árvores murchas, desprovidas de frutos e que estão duplamente mortas.
- Em primeiro lugar, as árvores são murchas, ou seja, sem folhas, como costuma ocorrer, nas regiões de clima temperado, no final do outono, próximo ao início do inverno, ou seja, são pessoas que não têm constância, que não podem trazer proteção, refrigério, alimentação nem saúde espiritual a quem quer se abrigar sob seus ensinamentos. Muito diferente é o servo de Deus, cujas folhas não caem e tudo quanto faz prospera -Sl.1:3,4; Ap.22:2; Dn.4:10-12, 20-22.
- Em segundo lugar, as árvores são infrutíferas, não produzem fruto, embora seja a estação dos frutos, como é o outono (o termo grego "fthinoporinós" se refere a esta estação). Como a figueira, quando apalpados pelo Senhor Jesus, nada têm e, por isso, chamam a si apenas maldição -Mt.21:18-20.

OBS: "... Eram aqueles mestres quais árvores que poderiam ter fruto, mas que se secava antes de provir dali qualquer bem. Eram 'árvores infrutíferas no fim do outono', cuja estação produtiva viera e se fora sem qualquer resultado positivo...Eram 'árvores outonais' que deveriam estar carregadas de frutas, mas que, na realidade, estavam despidas delas. Eram 'infrutíferas', por natureza." (R.N. CHAMPLIN, Novo Testamento Interpretado, v.6, p.339).

- Jesus exige que Seus servos sejam frutíferos e a falta de fruto ocasiona a própria perda de comunhão com o Senhor. Quem tem o Espírito de Deus, tem o Seu fruto, inevitavelmente. A falta de fruto por parte dos falsos mestres é uma forma de conhecermos a sua falsidade. Responda sinceramente ao Senhor: qual tem sido o seu fruto ? -Mt.7:15-20; Lc.13:6-9;Is.5:1-7; Jo.15:1-8;Gl.5:22; Ap.22:2.
- Para que alguém dê fruto, entretanto, é preciso que esteja plantado pelo Senhor e o fruto será sempre dado na estação própria-Mt.15:13; Sl.1:3.
- Quem não dá fruto se deixou levar pelas coisas desta vida - Mt.13:7,22

OBS: Estas palavras de Charles Haddon Spurgeon são bem apropriadas para que reflitamos sobre o nosso fruto, sobre a nossa condição espiritual: "... Você se senta aqui como se se instalasse um júri sobre vocês próprios; sua própria condição será trazida claramente sobre o modo pelo qual você aceita ou rejeita o Evangelho de Deus. Se você traz perante Ele fruto para o louvor da graça de Deus, bem; se não, embora você possa parecer ouvir com atenção e reter o que você ouve em suas memórias, se nenhum efeito de salvação é produzido em suas almas, nós saberemos que o solo de seu coração não tem sido preparado para o Senhor e continua na sua esterilidade nativa. Que fruto nasceu até aqui de seu ouvir ?... Nesta hora, eu quero lidar com apenas uma classe de vocês. Eu não falarei com aqueles que ouvem a Palavra e nada retêm por causa da dureza de seus corações, pois os tais são os ouvintes da beira do caminho. Nem me endereçarei àqueles que recebem a verdade com entusiasmo repentino e tão prontamente deixam-na quando a dificuldade vem, que são os ouvintes do solo rochoso. Mas eu lidarei com aqueles que ouvem a Palavra atentamente e, num sentido, recebem-na em seus corações e mentes, tanto que a semente cresce neles, embora jamais dêem fruto com perfeição. São pessoas religiosas e que, aparentemente, estão totalmente sob a influência de Deus. Eles exibem plenitude de vida. Mas não há grão algum na espiga, substância alguma em sua cristandade...foi uma boa semente, foi semeada, foi recebida pelo solo, cresceu e criou boa expectativa, mas, no final, foi infrutífera. Sem dúvida, multidões que recebem o Cristianismo, tornam-se freqüentadores regulares do lugar de culto e são honestos no seu caráter moral, mas Cristo não é tudo é para eles. Ele ocupa um lugar muito secundário em suas afeições. Seu trigo está encoberto por uma moita de espinhos e está tão sufocado que caminhará para o nada. Sua religião está sepultada pelo seu mundanismo. Triste será o fim deles.!
Que o Deus de misericórdia nos salve de uma tal sentença..." ( Semeado entreespinhos.www.spurgeon.org, tradução nossa)

- Em terceiro lugar, as árvores são duplamente mortas, ou seja, são pessoas que, tendo tido conhecimento da verdade, quando estavam mortos em seus delitos e pecados (Ef.2:1), desprezaram ao Senhor, apostataram da fé e para eles está reservada a segunda morte, que é a perdição eterna (cf.Ap.20:14,15) - IIPe.2:19-22; II Tm.3:7-9; ITm.4:1,2; Hb.6:4-8.

OBS: "...Os mestres apóstatas da época de Judas estavam 'duas vezes mortos'. Anteriormente, esses falsos mestres foram crentes em Cristo, tendo passado 'da morte para avida'(jo.5:24); mas, depois, deixaram Cristo, ficaram sem vida e retornaram à morte..." (Bíblia de Estudo Pentecostal, nota aJd.12, p.1976).


IV - A IMPETUOSIDADE DOS ÍMPIOS (ONDAS IMPETUOSAS DO MAR)

- A quarta característica apresentada por Judas é a de que os falsos mestres são ondas impetuosas do mar, que escumam as suas abominações, ou seja, são pessoas inconstantes, sem firmeza, que espalham a sua devassidão e torpeza por onde quer que passam. - Tg.1:6-8
OBS: "...A turbulência e agitação dos falsos mestres resulta no fato que propalam fatos e palavras impuros, a imundícia da carne, atos desonrosos, tal como a força das ondas sobre uma praia faz espumar toda a espécie de imundície..."(R.N. CHAMPLIN, Novo Testamento Interpretado, v.6, p.339).

- A onda tem aparência, intimida, lança sujeiras e detritos provenientes do mar( normalmente entes mortos, pois o mar lança tudo que é morto para fora de si), mas se desfaz, quebrando na praia. Assim é o falso mestre: tem aparência, demonstra força, chega, às vezes, a destruir parte do rebanho de Deus, espalha seu veneno e suas imundícies, mas, no final, não prevalece, desmanchando-se, pois, como a Bíblia diz, a onda não pode jamais resistir à operação do Senhor -Sl.65:7; 89:9;93:3,4; 107:29;Jr.5:22.
- Se olharmos para as ondas e para sua aparência, teremos até medo, mas acabaremos submergindo no mar da vida. Só Jesus deve ser o alvo de nosso olhar -Mt.14:24-33; Hb.12:1,2.
- Não devemos nos impressionar com a aparência, mas, sim, procurarmos discernimento espiritual para conhecermos os corações -Jo.2:23-25; ISm.6:6,7; Mt.22:16; ICo.2:9-16.


V - O EFÊMERO BRILHO DOS ÍMPIOS (ESTRELAS ERRANTES)

- A quinta característica dos falsos mestres é o de serem estrelas errantes, ou seja, pessoas que querem brilhar, mas que demonstram nesta sua tentativa de se fazerem deuses, todo o seu desvio espiritual. Estrelas errantes, na época de Judas, eram os planetas, que se moviam no céu e, por isso, simbolizavam, na literatura judaica, os anjos caídos, aqueles que haviam se desviado da orientação do Senhor e não tinham lugar certo, estando reservados para a escuridão.- II Pe.2:18.
- Os falsos mestres querem brilhar e, por isso, são vaidosos, egocêntricos, soberbos, repetindo o gesto de Satanás, de quem, aliás, são filhos espirituais. Os verdadeiros crentes, entretanto, devem se humilhar na presença de Deus, seguindo, assim, o exemplo de Jesus - II Tm.3:1-5; Cl.3:18,19;Jo.8:37-50; Hb.5:5-9;Tg.4:10; Mt.11:29;Mt.23:1-12.; Fp.2:5-11.
- O brilho destes falsos mestres passa, pois são do mundo, não tendo firmeza nem prosperidade o seu nefando trabalho. Só pode permanecer aquele que faz a vontade de Deus e cumpre a Sua palavra - IJo.2:15-17; IPe.1:21-25; Is.40:5-8.
- Os ímpios entram encobertamente na congregação dos santos mas como a Igreja é viva, mais cedo ou mais tarde serão desmascarados e lançados fora - II Pe.2:1, Jd.4;Mt.13:24-30,36-43;Mc.4:21-23; Sl.1:4-6.


ESCLARECIMENTOS COMPLEMENTARES DO TEXTO DO COMENTÁRIO DA LIÇÃO OU DESTE ESBOÇO

Ágape - festa de amor, festividade que, entre os crentes primitivos, antecedia à celebração da ceia do Senhor e que as muitas distorções fizeram com que desaparecesse ao longo da história da Igreja (vide observações no esboço).

Billy Graham(1918- ) - Pastor batista, um dos maiores pregadores americanos (senão o maior dentre os vivos), notabilizou-se pelo grande número de cruzadas evangelísticas que realizou por todo o mundo a partir da década de 1950. É o fundador da Associação Evangelística Billy Graham, cujo "site" éwww.billygraham.org

Charles Spurgeon(1834-1892) - Pastor batista inglês, considerado o príncipe dos pregadores, em virtude da eloqüência de seus sermões, acompanhados, normalmente, por cerca de 10.000 pessoas. Aos 20 anos, tornou-se pastor da Igreja da New Park Street em Londres. Parte de seus escritos encontra-se disponível na internet no "site"www.spurgeon.org.

Daniel Berg(1885-1963) - Missionário sueco que, na companhia de Gunnar Vingren, desembarcou em Belém(PA) em 1911, dando início às Assembléias de Deus no Brasil. Os irmãos mais antigos de nossa denominação costumam dizer que sua pregação era sempre a mesma, mas extremamente ungida, a saber: "Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e leva para o céu". Na internet, encontramos sua biografia no "site"www.sepoangol.org/berg.htm.

Fritz Rienecker (1897-1965) - Evangelista e teólogo alemão, notabilizou por seus trabalhos de exegese bíblica, bem como pelos trabalhos de gramática grega e compreensão dos manuscritos bíblicos do Novo Testamento. Sua biografia se encontra, na internet, no "site"www.bautz.de/bbkl/r/rienecker_f.shtml.

John Wesley (1703-1791) - Grande pregador inglês do século XVIII, foi o fundador da Igreja Metodista. Com um ministério de mais de 50 anos de duração, notabilizou-se por seus livros, sermões e músicas. Parte de seu trabalho está disponibilizado na internet, no "site" www.wesley.nnu.edu


Nenhum comentário:

Postar um comentário