sexta-feira, 17 de junho de 2016

A PROFECIA DE ENOQUE PARA OS ÚLTIMOS DIAS

Continuando sua digressão sobre os falsos mestres, Judas faz lembrar a seus leitores a profecia de Enoque, o sétimo depois de Adão, a respeito do triste fim daqueles que não fizerem a vontade de Deus.
INTRODUÇÃO

- Após dar cinco características dos ímpios que se intrometem na congregação dos santos, Judas lembra a seus leitores a profecia de Enoque a respeito do triste fim daqueles que não fizerem a vontade de Deus.
- A mencionada profecia foi retirada do Livro de Enoque, um livro apócrifo (ou seja, não inspirado), que era de muita utilização nos meios religiosos e entre os estudiosos no século I d.C., onde foram compiladas algumas tradições orais judaicas, em especial a de que Enoque teria, antes de ser sido trasladado por Deus, profetizado a respeito do triste fim dos ímpios.

OBS: "...É possível que Judas esteja citando, ou o livro apócrifo de Enoque, escrito antes de 110 d.C., ou simplesmente relatos da tradição judaica. A alusão a Enoque, por Judas, nesta passagem, confirma apenas a veracidade da profecia de Enoque; não significa aprovação ao livro apócrifo de Enoque." (Bíblia de Estudo Pentecostal, nota aJd.14, p.1976).

- Em virtude desta citação, houve muitos que duvidaram da autenticidade da epístola de Judas, que foi o último livro a ser considerado inspirado e a ingressar no cânon do Novo Testamento. É importante salientar, entretanto, que muitas das idéias contidas no livro de Enoque estão presentes em vários outros livros do Novo Testamento, inclusive os Evangelhos.

OBS: "...Era apenas natural que alguns livros fossem atribuídos a Enoque. A Bíblia esclarece que ele foi arrebatado corporalmente para o céu, pelo que se encontrava em posição de receber elevadas revelações divinas. - A curiosidade das pessoas encarregou-se do resto. O que Enoque aprendeu ? A resposta é: o que está contido nos livros de Enoque. Naturalmente, Enoque não foi o autor desses livros; porém, apesar disso, eles são importantes, porque contêm algum material que entrou no Novo Testamento, por meio de citações, alusões e de substância de idéias, mormente no que diz respeito à tradição profética...Há três livros que estampam o nome de Enoque. Esses livros são o Enoque Etíope (I Enoque); o Enoque Eslavônico (II Enoque) e o Enoque Hebreu (III Enoque..." (R.N. CHAMPLIN, Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, v.2, p.381-2).


I - QUEM FOI ENOQUE

- Enoque é a sétima personagem mencionada na descendência de Adão pela linhagem piedosa de Sete. Seu nome é de significado controverso, mas acreditam alguns que seja "iniciado", "ensino", "professor", "treinado" e "dedicado".
- Dentre todos os homens antediluvianos, é o que mais se destaca, pois, ao contrário dos demais, não provou a morte, pois, diz a Bíblia, andou com Deus trezentos anos e Deus para Si o tomou - Gn. 5:22.
- O início da sua vida com Deus se deu quando teve seu primeiro filho, Matusalém ou Metusalá, cujo nome significa "homem do dardo" ou, para alguns até, "homem de Deus", que foi o homem mais longevo da terra. Entretanto, quando Matusalém morreu, sobreveio o dilúvio, de modo que existe uma certa associação entre o início da vida piedosa de Enoque e o juízo divino sobre a humanidade pervertida.
- Enoque, apesar de andar com Deus, não abandonou a vida social nem familiar, pois é dito que teve filhos e filhas -Gn.5:23. Isto nos mostra que para se servir a Deus não há necessidade de se isolar do mundo. Aliás, a santidade nada tem a ver com o isolamento físico, como bem nos mostrou Jesus - Lc.7:31-35

OBS: "...O que distinguimos aqui é que a oração pessoal deve ser uma coisa extremamente secreta, não interessa a pessoa alguma e, por isso, deve ser feita em silêncio, de preferência em lugar secreto, que pode ser no epicentro de uma multidão com duzentas mil pessoas. Ao meu ver, entrar no aposento não deve ser entre quatro paredes, mas, sim, no interior do nosso espírito, que está literalmente fechado com Deus...Há muita gente fisicamente se isolando de tudo e de todos e, no final das contas, é mais um mero hipócrita: isola-se dos homens mas não se isola de si mesmo..." (Ailton Muniz de CARVALHO. Maomé X Cristo, p.297-8).


II - A PIEDADE DE ENOQUE

- A Bíblia é bem sucinta mas é extremamente clara - Enoque andou com Deus trezentos anos. Andar significa viver, dar cada passo na companhia de alguém. Para o homem andar com Deus, é preciso que esteja de acordo com a Sua Palavra -Am.3:3.

OBS: O exemplo de Enoque é tão eloqüente que os próprios muçulmanos o reconhecem. Enoque (em árabe, Idris), no Alcorão, é mencionado como um dos homens exemplares em perseverança diante de Deus (21:85), bem como um homem de verdade e profeta (19:56).

- Andar com Deus significa renunciar a si mesmo e aceitar viver única e exclusivamente para fazer a vontade divina -Mt.10:37-39; 16:24-27;Mc.8:34-38; Lc.9:23-26;Ef.5:15-17.
- Andar com Deus significa renunciar ao pecado e à impiedade - Sl.1:1,2;Tt.2:11-14.
- Andar com Deus significa tomar o caminho estreito e apertado mas que conduz à salvação. Significa submeter-se ao Senhor Jesus -Mt.7:13,14; Jo.14:5,6;15:14.
- A Igreja primitiva tinha tanta preocupação em andar com Deus que era conhecida como o Caminho -At.18:26; 19:9;22:4; 24:14.


III - O ARREBATAMENTO DE ENOQUE

- Na genealogia da linhagem de Sete, fica bem claro que Enoque não morreu, mas que Deus para Si o tomou -Gn.5:24.
- Há quem pretenda argumentar que o fato de se dizer que Enoque não foi mais visto ou que já não era mais (como afirmam algumas versões), não significaria que Enoque tivesse morrido mas que sua morte teria sido prematura, frente à longevidade dos seus dias, mas se trata de um pensamento sem qualquer respaldo bíblico, pois, ao contrário de Enoque, com relação a todos os demais integrantes da lista genealógica é dito que morreram e o escritor aos Hebreus deixa bem claro que Enoque não morreu -Hb.11:5.

OBS: Esta interpretação sem respaldo bíblico não é sequer uma novidade. Flávio Josefo já distorcia o que ensinam as Escrituras. Em suas Antigüidades Judaicas, apresenta a seguinte afirmação ambígua: "..Jarede viveu 962 anos e tinha 162 anos quando nasceu seu filho Enoque. Enoque viveu 365 anos e tinha 65 anos quando nasceu seu filho Metusalém. Nesta idade de 365 anos ele foi tirado do mundo e ninguém escreveu algo sobre sua morte..." (Flávio JOSEFO. Trad. de Vicente Pedroso. História dos Hebreus, CPAD, v.1, p.27)

- Assim como Enoque foi trasladado para não ver a morte, a Igreja será arrebatada para viver eternamente com o Senhor - I Ts.4:13-18; ICo.15:51-58.
- A credencial para que Enoque alcançasse o arrebatamento foi andar com Deus. A Igreja que será arrebatada é aquela que não se misturou com o mundo nem com o pecado, que preferiu seguir o seu Senhor -Ap.3:8-10; Ef.5:25-27.

OBS: "...É melhor viver menos tempo como Enoque , andar com Deus e ser levado por Ele, do que viver muitos anos como Metusalém e morrer na lama do dilúvio..." (Osmar José da SILVA. Reflexões filosóficas de eternidade a eternidade, v.3, p.24)

- Somente os verdadeiros e sinceros servos do Senhor, que andam com Deus, têm a consciência do arrebatamento e, por causa disto, mantêm-se vigilantes, aguardando o Senhor a qualquer momento -Mt.24:43,44; Mc.13:29-37;Lc.21:34-36.

OBS: "...Será que você tem observado estas coisas a quem Jesus se referiu que, ao cabo de seu cumprimento, Ele estaria próximo ? ...É por isso que poucos se preocupam com o reino de Deus. Preferem ser hipócritas voluntários do que profetas involuntários..."(Ailton Muniz de CARVALHO. O Messias está voltando, p.82-3).


IV - A PROFECIA DE ENOQUE

- A tradição judaica, que foi inserida no livro apócrifo de Enoque, de que Enoque foi um profeta, foi confirmada por Judas, o que não é de se estranhar, já que Enoque começou a andar com Deus quando nasceu seu primeiro filho, que morreu justamente no ano do dilúvio, o que não pode ser tido como simples coincidência.

OBS: "...Na passagem à nossa frente, Judas extrai seu material de trechos de Enoque 1:9; 5:4; 27:2; 60:8 e 93:2. Algo similar se acha em Jubileus 7:38,39, que era outro livro da mesma classe....Entretanto, sempre houve certa tendência de ver com bons olhos o livro de Enoque, conforme se vê nos escritos de Jerônimo, por ter sido usado nesta epístola de Judas. Jerônimo aceitava tanto Enoque como esta epístola como livros inspirados. Todavia, essa atitude não era geral, pelo que foi somente já perto do fim do século IV d.C. que esta epístola veio a fazer parte do 'cânon' e mesmo isso se tornou motivo de disputa, em certos segmentos da igreja cristã..."
(R.N. CHAMPLIN. NTI, v.6, p.340).

- Ademais, ninguém que tenha servido a Deus e que O agrade seria mesquinho o bastante para não alardear aos homens o grande amor de Deus e os benefícios em servi-Lo. Lembremo-nos de que, embora o Antigo Testamento nada fale a respeito, Pedro nos diz que Noé também pregou a respeito do juízo de Deus contra o pecado. É o próprio Deus quem nos afirma, em Sua Palavra, que só revela os Seus segredos aos Seus servos, os profetas -Am.3:7; Jo.15:15; II Pe.2:5.

OBS
: Neste ponto é interessante observar que a Igreja tem um papel profético, pois ela é o porta-voz do evangelho, é quem deve anunciar a salvação. Neste particular, feliz foi a postura assumida pela Igreja Romana na sua constituição dogmática "Lumen Gentium", quando do Concílio Vaticano II, a saber: " ...Cristo, o grande Profeta que proclamou o Reino do Pai, quer pelo testemunho da vida, quer pela força da palavra, continuamente exerce seu múnus profético até à plena manifestação da glória. Ele o faz não só através da Hierarquia que ensina em Seu nome e em Seu poder, mas também através dos leigos. Por esta razão constituiu-os testemunhas e ornou-os com o senso da fé e a graça da palavra(cf.At.2,17-18; Apoc.19,10), para que brilhe a força do Evangelho na vida cotidiana, familiar e social...os leigos tornam-se valiosos pregoeiros da fé nas coisas a serem esperadas (cf.Heb.11,1), quando intrepidamente com a vida da fé conjugam a profissão da fé. Esta evangelização, isto é, este anunciar de Cristo por um testemunho vivo e pela palavra falada, adquire características específicas e eficácia particular pelo fato de se realizar nas condições comuns deste século..."(Lumen Gentium, nº 35).

- Só pode ser profeta aquele que agrada a Deus - ITs.2:15.

OBS: "...Muitos já têm procurado abandonar a Igreja cristã, procurando manter alguma espécie de neutralidade. Considere o tipo de pregação que promete à Igreja uma crença fácil; uma salvação sem sacrifício; um seguir a Cristo sem cruz; um caminho para o céu largo e espaçoso, cheio de divertimentos, sem a necessidade de oração, jejum, vigilância; com cultos divertidos como se fossem reuniões de bailes, onde a música estimula a dança e o balanço do corpo, sem acrescentar nada na vida espiritual; que Cristo é o servidor que lhes dará riqueza e prosperidade, sem exigir nenhum tipo de santificação; que Jesus só olha para o coração e não se importa como vai a vida, como se apresenta o corpo etc. Antes, a nossa pregação deve advertir a Igreja que estamos na hora de uma imensa luta entre as forças do Bem e do Mal, sim, às portas da tribulação; da apostasia, da frieza do amor onde serão muitas as baixas no campo da batalha..:" (Osmar José da SILVA. Reflexões filosóficas de eternidade a eternidade, v.6, p.145).

"...O que era verdade para Elias também o era, igualmente, para os Profetas canônicos posteriores...Eles atentaram para a 'voz tranqüila e suave'; 'ouviram' Deus dirigir-lhes a palavra. Seguiam essa voz aonde ela os chamasse, qualquer que fosse o sacrifício que isso exigisse deles. Não havia outra saída, uma vez que rejeitavam qualquer concessão que tocasse a verdade tal como eles a concebiam e os princípios por eles respeitados..." (ENCICLOPÉDIA JUDAICA, v.5, p.91).

- A profecia de Enoque nos revela o seguinte:
a) que o Senhor virá acompanhado com milhares de seus santos - Esta profecia nos indica o retorno triunfal e visível do Senhor ao término da Grande Tribulação para instituir Seu reino milenial -Ap.1:7; 19:11-21.
b) O retorno do Senhor tem o intuito de fazer juízo contra todos e condenar os ímpios. O Senhor é o Reto e Supremo Juiz e todos se submeterão à Sua autoridade -Sl.7:11; 50:6;At.17:31; Hb.12:23;Tg.5:9; Ap.20:11-15.

- Os ímpios são identificados pelas suas obras, porquanto de árvores más só podem surgir frutos maus -Mt.7:15-21.
- O julgamento dos ímpios revelará, ainda, o que havia em seus corações, as suas intenções - I Sm.16:6,7; Mt.7:21-23;Jo.2:23-25.


V-COMO ANDAR COM DEUS

- Andar com Deus significa viver de acordo com a Palavra de Deus. Devemos, portanto, para andar com Deus, ver como Cristo andou e O imitarmos para que, assim, possamos ser vitoriosos - I Jo.2:6; ICo.11:1; Ef.5:1; Fp.3:17; I Pe.2:21.
- Quem anda com Deus, deve com Ele dialogar. Por isso, é mister que o que anda com Deus:
a) tenha uma vida de oração, pois a oração é a forma de falarmos com Deus -Ef.6:18; ITs.5:17; Lc.22:46; Mc.14:36,37;Mt.26:40,41.
b) tenha uma vida de meditação na Palavra de Deus - Sl.1:1,2;Sl.119:1-11,18,26,33,50,64,72,97,114.
c) tenha uma vida de integridade, de compromisso com Deus - Sl.119:11-17,113; I Ts.5:23; IPe.1:13-16; Rm.8:1-17; Ef.4:17-32.


ESCLARECIMENTOS COMPLEMENTARES DO TEXTO DO COMENTÁRIO DA LIÇÃO OU DESTE ESBOÇO

Dicotomia - divisão em dois.

Enoque - Nome dado a três livros não inspirados que foram usados e lidos na igreja primitiva. O primeiro livro de Enoque, de onde vieram as citações constantes da epístola de Judas, é chamado de Enoque etíope, porque, até a descoberta dos manuscritos do Mar Morto, só havia uma tradução completa do livro na língua etíope. O livro foi escrito por volta de 110 a.C., sendo, ao que parece, uma obra coletiva. Tem 108 capítulos e contém, entre outras passagens, a história dos anjos caídos e das supostas viagens de Enoque aos céus, que são descritos minuciosamente.

Fisco - o Erário, o departamento do governo encarregado do recebimento dos tributos.

Inerrante - que não erra, que não contém erros. A Bíblia é inerrante.

Jerônimo (342-420 a.C)- Um dos grandes eruditos cristãos. Foi o autor da tradução da Bíblia para o latim, conhecida como Vulgata, que até hoje é o texto oficial da Igreja Romana.


5 comentários:

  1. Quer dizer que o livro de Enoque só é verídico quando atende algumas necessidades pessoais, mas o que não se concorda é mentiroso?

    ResponderExcluir
  2. Boa citaçao, tambem nao se pode esquecer que os achados dos essenios que eram judeus mais puritanos é de grande relevancia,e que antes da vulgata este e outros livros eram mensionados pelos cristaos primitivos.elaboraçao e termo inspirirados ou nao é muito controverso.

    ResponderExcluir
  3. Boa citaçao, tambem nao se pode esquecer que os achados dos essenios que eram judeus mais puritanos é de grande relevancia,e que antes da vulgata este e outros livros eram mensionados pelos cristaos primitivos.elaboraçao e termo inspirirados ou nao é muito controverso.

    ResponderExcluir
  4. Boa citaçao, tambem nao se pode esquecer que os achados dos essenios que eram judeus mais puritanos é de grande relevancia,e que antes da vulgata este e outros livros eram mensionados pelos cristaos primitivos.elaboraçao e termo inspirirados ou nao é muito controverso.

    ResponderExcluir
  5. um livro como o de enoque em meio disputa de poder da antiga igreja catolica...livro esse usado pelos judeus e cristãos primitivos...mas rejeitado em concilios que tratavam exclusivamente de poder e de disputas mesquinhas

    ResponderExcluir